O vinagre é um produto extremamente versátil. Ele faz parte da rotina de muitas donas de casa não só no preparo de alimentos, mas também como auxiliar ou substituto de diversos produtos de limpeza. Além disso, o vinagre oferece uma limpeza ecológica, já que o produto não agride a natureza, humanos e nem animais.

Mas, será que o vinagre é realmente eficiente como todos dizem? Você sabe como ele pode deixar a sua casa mais limpa? Saiba tudo nesse texto que preparamos para você.

Limpeza ecológica: por que vale apostar no poder do vinagre

O vinagre é encontrado facilmente no mercado e o seu uso se tornou bem mais comum depois que muitas pessoas descobriram que ele também é muito bom para a higiene do lar, incluindo pisos, roupas e móveis, além de ter um preço muito acessível.

Além de prático e econômico, o vinagre faz uma limpeza ecológica da casa.  Ou seja, ele não é abrasivo como a maioria dos produtos de limpeza, não causa irritação em crianças e animais e também não agride ao meio ambiente.

Logo, é um produto que vale a pena ter na despensa devido às suas múltiplas funções e por ele não causar prejuízos à natureza e nem à sua família.

Dicas de limpeza com vinagre

Confira a seguir algumas maneiras de usar o vinagre na sua casa.

Misture duas partes iguais de água e vinagre e use o líquido para fazer limpezas diversas em casa. Acrescentando uma xícara de chá de água morna, você elimina até as manchas mais resistentes de pisos e roupas.

Para polir metais, faça uma pasta misturando uma colher de chá de sal, uma xícara de vinagre e um pouco de farinha de trigo.

O vinagre também pode ser muito útil para retirar o odor forte e característico de xixi de cães e gatos dentro de casa. Use-o, de preferência, puro.

Na lavagem de roupas, o vinagre deixa as peças mais macias, além de remover manchas. O mesmo acontece com os tênis.

Com um pouco de vinagre dentro do vidro de detergente de lavar louça, suas panelas de alumínio ficam mais brilhantes, e a gordura sai com mais facilidade.

O vinagre também serve para limpar colchões, janelas, roupas jeans, desentupir e lavar ralos, espantar formigas e até eliminar mofo. Basta borrifar o líquido puro ou misturado com água na superfície desejada.

Mas, cuidado. O vinagre não pode ser misturado à água sanitária porque gera um produto perigoso, o gás cloro, e nem a produtos básicos ou alcalinos como sabão em barra e soda cáustica, pois todos os produtos perdem a eficácia.

Atenção: vinagre limpa, mas não desinfeta

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional faz um alerta sobre o uso indiscriminado do vinagre na higiene da casa, principalmente em substituição aos produtos de limpeza tradicionais. Segundo a organização, o vinagre até serve para remover o “grosso” da sujeira, mas não elimina completamente os micróbios e bactérias, função do desinfetante.

O vinagre é um produto ácido e essa acidez pode sim auxiliar na remoção de alguns tipos de sujidades de origem mineral. É o caso de sais insolúveis. No entanto, ele não tem a mesma eficácia para a remoção completa da sujeira de origem orgânica que são as gorduras e proteínas. Esse tipo de sujeira favorece o acúmulo de bactérias, o que pode desencadear diversas doenças.

Então quer dizer que todas essas dicas de limpeza com vinagre não têm utilidade? De forma alguma. O vinagre é sim muito útil e não deve ser descartado do seu processo de limpeza, mas deve ser usado como um complemento e não como o agente principal da faxina. Portanto, não deixe de utilizar os produtos de limpeza necessários à completa higiene da sua casa.

Categorias: Dicas de Limpeza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *